segunda-feira, 27 de julho de 2009

O que é o caráter?


A vida é o caminhar do berço a sepultura, com relação a esses dois pontos fixos não há do que duvidar, desde o momento do nascimento já estamos morrendo.
O incerto existe entre o nascimento e a morte, existem várias probabilidades entre esses dois pontos fixos.
Será a personalidade do homem a projeção do seu gen ou ela é o produto do meio?O nosso caráter é genético ou é construído com o tempo se moldando ás circunstâncias?
Uma pessoa nasce com mal caráter?Você já pensou sobre isso?
Segundo Freud, o caráter de um homem é formado pelas pessoas que escolheu pra conviver; já para Eça de Queroz é o coração que faz o caráter.
Independentemente da origem do caráter seu conceito é este:"Eu não me importo com o que os outros pensam sobre o que eu faço, mas eu me importo muito com o que eu penso sobre o que eu faço. Isso é caráter." (Theodore Roosevelt)

2 comentários:

  1. Fazer uma análise assim não é algo fácil,temos que trabalhar como filósofos e ser filósofo é algo que exige uma concentração máxima,além de termos que nos desprender daquilo que achamos,pois opinião todos temos,mas poucos sabem fazer uma análise radical e de conjunto.
    O caráter depende tanto da raiz da pessoa e tanto daquilo que a rodeia,não podemos generalizar e dizer que uma pessoa nasce ruim ou falar que somente o meio a influencia,isto é burrice.

    ResponderExcluir
  2. minha amiga Ed, li aqui o texto q vc postou e me lembrei de um que conheço q fala um pouco de caracter e atitudes vou deixar um pequeno trexo dele aqui: "É árdua, sem dúvida, a tarefa de nos construirmos. Tal como - noutro plano - a de enriquecer. Quando fingimos ser o que não somos, fazemos algo semelhante ao que faz aquele que assalta um banco para se tornar rico: escolhemos o caminho que prescinde da paciência e do esforço. E esse caminho não pode trazer - nem a nós nem aos outros - nada de bom. Não é autêntico.
    Acontece-nos por vezes que temos objectivos que exigem de nós aquilo que ainda não somos capazes de dar. Nesses momentos, devíamos compreender, simplesmente, que aquilo não é para nós; que ainda temos de crescer; que nos falta uma determinada porção de esforço e de luta."
    Moça parabens pelo texto e pela pessoa maravilhosa que vc se torna a cada dia. Grande abraço, Deus abençoe vc.. !!

    ResponderExcluir